Como funciona a controladoria empresarial

Como funciona a controladoria empresarial

Com a competição acirrada do mercado, manter uma empresa lucrativa e em crescimento tem se tornado uma tarefa ainda mais complexa. Logo, a controladoria empresarial é um importante passo para aumentar as suas chances de conseguir um negócio de sucesso.

Implantar o sistema de controladoria pode, no entanto, ser um processo até assustador para aqueles que não estão familiarizados com o conceito. Além disso, a controladoria é um compromisso que deverá ser cumprido, e muitos CEOs desinformados podem acabar deixando a possibilidade de lado. Para que você possa entender melhor como funciona a controladoria empresarial, nós vamos listar um passo a passo básico do processo.

Como Funciona a Controladoria Empresarial

Para que a controladoria consiga resultados relevantes é importante que exista um cuidado com a metodologia aplicada. Os padrões de qualidade que serão implementados devem ser seguidos. Além disso, é importante que toda a empresa esteja ciente do trabalho da controladoria e estejam dispostos a colaborar com a equipe.

O primeiro passo a ser dado é a estruturação dos setores da empresa. Com os setores bem definidos, a controladoria irá começar a levantar informações a respeito de cada um desses setores. Por exemplo, no caso do setor financeiro, serão levantados dados de custo de serviço ou produto, despesas com produção ou atendimento, gastos com estratégias de vendas e outros.

Mas importante ainda é o levantamento dos resultados desses esforços. O objetivo da controladoria não é apenas levantar dados, e sim a comparação. Se os esforços financeiros levantados não condizem com os resultados obtidos isso significa que há um desperdício de dinheiro ou uma falta de esforços de qualidade. Essa informação claramente é importante para todos os envolvidos da empresa.

Essas informações, sejam elas quais forem, se tornam relatórios que ajudarão a equipe a realizar modificações pertinentes. Se há um desperdício de recursos, mudanças para que isso não ocorra nos próximos esforços entrarão em ação.

Conclusão

A controladoria empresarial funciona basicamente como um controle de qualidade de sua empresa. É a controladoria que irá levantar dados e informações relevantes a respeito dos processos realizados pela empresa. Se esses esforços não trazem os resultados esperados, os números auxiliarão na tomada de decisões para mudar o quadro. Além disso, a supervisão da controladoria também serve em prol de um objetivo específico, e ajuda a evitar roubos ou fraudes.

Deixe uma resposta

Fechar Menu