Você sabe como funciona a controladoria empresarial?

Você sabe como funciona a controladoria empresarial?

A maioria das empresas do mundo já reconhecem a importância de investir em controladoria empresarial. Como discutirmos em outros artigos, a controladoria basicamente funciona como uma estratégia de controle. Seja de qualidade, financeiro ou consistência. É uma ferramenta que ajuda a empresa a criar uma imagem positiva através da excelência de seus processos.

Mas como funciona a controladoria empresarial na prática?

Basicamente, na controladoria é necessária a criação de métricas de qualidade. Que por sua vez serão implantadas nas atividades que ocorrem dentro da empresa.

Esses padrões implantados servem então para garantir a consistência. Além de impulsionar a empresa ao crescimento. É importante que todos os funcionários da empresa estejam ciente e sejam participativos quanto ao processo. Todo e qualquer funcionário faz parte da controladoria. Por tanto, é necessário envolver todos os “níveis” de funcionários. A partir daí, serão levantadas informações que servirão como base para a análise de qualidade. Que por sua vez vão servir como base para possíveis modificações, novas implantações, e melhorias dentro da empresa. Estas informações são repassadas através de relatórios como o DRE e DFC.

Passo a Passo da controladoria empresarial

Passo a Passo da controladoria empresarial

No primeiro passo o controller, responsável pela controladoria ajuda na criação de diferentes padrões para cada uma das áreas da empresa. Isso inclui operações financeiras, análise de custos.

Esta seção é especialmente importante, pois ajuda a empresa a eliminar gastos desnecessários. Além de ter mais controle sobre o dinheiro que entra e sai, fechando a porta para inconsistências.

São instauradas também avaliações de produtividade dos funcionários. Desempenho dos gerentes, etc e a criação de metas, assim como das etapas que devem ser seguidas para que essas metas sejam atingidas.

Basicamente, são feitas análises em busca de melhorias nos setores da empresa. Isto permite que haja planejamentos para garantir que metas sejam alcançadas no menor tempo possível, gastando menos recursos possíveis e obtendo o maior retorno possível.

Também há o cuidado com a organização dos processos. Um dos exemplos claros de melhoras proporcionadas pela controlaria são as funções de funcionários. Muitas vezes funcionários com vagas muito flexíveis na empresa tendem a evitar trabalhos de maior responsabilidade. O que acaba deixando uma carga maior para um pequeno número de funcionários. E uma série de outros funcionários que se limitam ao básico. Neste caso, há a importância de delegar tarefas de acordo com a contração do funcionário. De forma que cada pessoa saiba suas responsabilidades e o trabalho seja bem distribuído dentro da empresa.

A necessidade da controladoria empresarial

É difícil restringir a controladoria a uma função específica. Ela deve estar entrelaçada em todos os processos ocorrendo dentro da empresa. Assim como deve incluir todos os funcionários. O objetivo é garantir que todos estejam em seu pico de produtividade e contribuam de forma ativa para o crescimento da empresa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu